Cuidados de manutenção de um saco-cama


Um saco-cama é um artigo de campismo que pode variar imenso em termos de preço e de funcionalidades, mas que exige alguns cuidados de manutenção para que possa cumprir eficazmente a sua função. Neste artigo explicamos alguns detalhes a ter em conta já que, por falta de informação, vamos assistindo à diminuição do tempo útil de vida deste equipamento imprescindível!

                                

Os sacos-cama são essencialmente construídos com base em fibras sintéticas ou penas de ganso. Podem depois variar no número de camadas, forma como são cosidos, nível de enchimento... mas de uma forma simples, os sacos-cama sintéticos são mais baratos e volumosos, enquanto os de penas, tradicionalmente, são mais pequenos e dispendiosos (para o mesmo nível de aquecimento, claro).

Em termos de manutenção é de ter em conta o seguinte:

- Ao guardar um saco-cama dentro do seu saco de transporte não o deve dobrar sempre da mesma forma. O melhor mesmo é simplesmente "amarfanhar" o saco-cama de forma aleatória e sem qualquer organização. Deste modo as suas fibras ficam em posições sempre diferentes, não se partem e evita-se que a sua capacidade calorífica se perca.

Este vídeo mostra como fazer este procedimento correctamente:



- Ao chegar de uma actividade, deve ter o cuidado de abrir o saco-cama e deixá-lo arejar. Este procedimento evitará problemas relativos a humidade e tende a evitar futuras lavagens.

- Quando não está a uso o saco-cama não deve ser guardado no respectivo saco de transporte. O ideal é deixá-lo aberto, por exemplo numa prateleira ou pendurado num cabide. Isto evitará que as fibras e as penas se compactem demasiado e não retomem a sua forma original. Alguns sacos-cama têm mesmo umas argolas em tecido que são pontos de fixação para que possam ser mais facilmente pendurados num roupeiro.

- A lavagem de um saco-cama deve ser evitada ao máximo pois cada vez que o fizer, naturalmente, irá diminuir ligeiramente a sua capacidade de reter o calor. Caso seja mesmo necessário fazê-lo deverá consultar as instruções da marca e segui-las à risca. Nos sacos-camas de penas aconselhamos o uso de um detergente não abrasivo próprio para tratamento de penas, como por exemplo o Nikwax Down Wash, ou no caso dos sintéticos, o Nikwax Tech Wash.

- O uso de um lençol de viagem no interior do saco-cama pode ser útil para que não o tenha de lavar tantas vezes. Este tipo de lençol é leve e pouco volumoso e, uma vez terminada a actividade basta tirá-lo de dentro do saco-cama e lavá-lo, acrescentando ainda conforto extra já que é exactamente o que o nome diz - um lençol!

Mesmo com todos os cuidados de manutenção aqui referidos, todos os sacos-cama vão perdendo capacidade de aquecimento com o tempo. Com estes cuidados simples estará a prolongar a vida útil do seu saco-cama mantendo o mesmo em bom estado e com capacidades de aquecimento mais próximas das iniciais, durante mais tempo!