Como escolher uma tenda de campismo


A escolha de uma tenda de campismo é uma das decisões mais importantes que um campista tem de tomar em dado momento. Na verdade, desta decisão dependerá boa parte do conforto e satisfação pela experiência de acampar! Por isso aqui deixamos alguns conselhos práticos a ter em conta na altura de tomar esta decisão.



A escolha de uma tenda pressupõe que reflicta primeiro nalgumas questões prévias, dado que existem vários tipos de tendas com características mais ou menos interessantes consoante a actividade a que se destinam. Seguramente será bem diferente passar 15 dias num parque de campismo em férias ou realizar uma expedição de vários dias em alta montanha.

As questões mais importantes que deve colocar previamente são:

- Quantas pessoas vão dormir na tenda?
Existem tendas para praticamente qualquer número de pessoas, desde tendas individuais até tendas para grupos grandes de 8, 10 ou mesmo 12 pessoas. Também deve ser considerada a hipótese de aquisição de mais do que uma tenda se isso trouxer outras vantagens (custo / peso / facilidade de uso).

- Que tipo de acampamento vou fazer - volante ou fixo?
No caso de acampamentos curtos ou viagens em que se quer maior mobilidade, uma tenda de montagem fácil e rápida é seguramente uma melhor opção. Naturalmente, num acampamento de vários dias no mesmo local, a tenda pode demorar um pouco mais a montar se isso significar que tenha opções de conforto superiores. Por vezes é necessário fazer concessões no conforto de modo a ter acesso ao melhor dos dois mundos!

- Preciso de transportar a tenda pelos meus próprios meios?
O peso e volume das tendas varia consoante o tipo de uso. Naturalmente que se tiver de carregar a tenda consigo, numa mochila por exemplo, quanto mais pequena e leve, melhor. Se ficar instalado num local acessível de carro esta questão não é tão relevante.

Na Noite de Campo dividimos as várias tendas disponíveis em quatro gamas diferentes, pensadas para facilitar de imediato uma primeira escolha:



Tendas de Festival

Estas são tendas claramente voltadas para um campismo ocasional, normalmente realizado no Verão. As características principais são o facto de serem tendas leves, de montagem simples, com capacidades de impermeabilização mais baixas e muitas vezes compostas apenas por uma camada de tecido (sem duplo-tecto).

A grande vantagem destes modelos são a sua montagem fácil, acessível a quem tenha pouca experiência de campismo. A montagem até pode ser pop-up, ou seja, tendas pré-montadas que depois de abertas assumem logo a sua posição final.

São adequadas a actividades de Verão e por terem um custo mais acessível são as tendas mais comuns em festivais de Verão ou escapadinhas de fim de semana low-cost.

A sua capacidade de impermeabilização permite, quando correctamente montadas, fazer frente, sem dificuldades, a tempestades típicas de Verão, mas darão provavelmente problemas em condições invernais mais adversas.



Tendas de Aventura

As tendas desta gama são pensadas para aqueles que acampam com frequência e valorizam a mobilidade. Apesar disso esta gama inclui desde tendas relativamente pequenas e leves, até tendas impossíveis de transportar por nós próprios. São de montagem simples (normalmente duas pessoas podem montar estas tendas em intervalos de tempo entre 5 a 15 minutos) tornando-as perfeitas para situações em que se queira algum conforto, mas se necessite de montar e desmontar a tenda frequentemente.

Em termos de impermeabilização a gama de Aventura dispõe de tendas com capacidades entre 2000 mm e 3000 mm chegando por vezes aos 4000 mm. A norma mais comum na maioria dos casos são os 3000 mm. Isto significa que estão preparadas para uma gama relativamente grande de condições climatéricas, incluindo acampamentos com mau tempo, desde que a chuva não seja intensa durante todo o dia. Isto coloca-as como alternativas possíveis para acampamentos em quase todos os meses do ano!

Quase todos os modelos incluem avançados (uns maiores outros mais pequenos) e duplo-tecto, o que as torna mais eficazes em relação à gestão da condensação (um problema a abordar num futuro tópico).

A esmagadora maioria das tendas vendidas em Portugal são desta gama.



Tendas de Expedição

starlight2 As tendas de expedição, são as tendas mais versáteis que existem. São construídas para cenários extremos e exigentes, quer em termos de condições climatéricas, quer em termos das actividades para as quais se destinam. De facto a maior parte das tendas desta gama possui pelo menos 5000 mm de capacidade de impermeabilização sendo portanto adequadas aos climas mais extremos, como por exemplo em alta montanha.

Estas tendas são normalmente ultra-leves (ou pelo menos os modelos mais pequenos são-o) podendo pesar até menos de um quilo. São portanto adequadas a quem viaja a pé, de bicicleta ou em cenários onde o volume e o peso sejam relevantes.

Existem ainda tendas nesta gama pensadas para grupos grandes, usadas normalmente em expedições de longa duração (por exemplo, em acampamentos base onde permanecem montadas durante muito tempo e dão abrigo a várias pessoas).



Tendas Familiares

As tendas familiares são muito comuns em quase todos os países da Europa e, em geral, do hemisfério Norte. São tendas altas, onde uma pessoa se movimenta facilmente de pé, e com várias divisões. Normalmente possuem pelo menos um quarto e uma sala ou área de convívio, embora possam facilmente ter mais divisões.

São recheadas de pormenores de conforto pensadas para famílias ou grupos grandes que valorizem o conforto no acampamento. Naturalmente serão tendas que, pelas suas dimensões e peso, se tornam pouco práticas de transportar, montar e desmontar, sendo por isso mais adequadas para períodos longos de campismo e onde o peso não seja um factor relevante.

É de salientar, no entanto, que hoje em dia já existem no mercado tendas com estas características, com pesos relativamente acessíveis e de montagem fácil. Como mera indicação será expectável que o tempo de montagem de uma tenda desta gama ronde entre 15 a 30 minutos.

A sua capacidade de impermeabilização é extremamente variável existindo modelos a partir de 2000 mm até 6000 mm.



Outros pormenores a ter em conta:

Existem naturalmente outros aspectos que deve ter em conta no momento em que considera a aquisição de uma tenda. Um deles é o tecido usado na mesma, que normalmente é poliester e que as torna menos eficazes na gestão do calor nos meses mais quentes, já que concentram mais os raios solares.

Existem tendas com duplo-tecto em algodão (normalmente mais dispendiosas) que são concebidas para uso em climas mais quentes. Têm a vantagem ainda de evitar mais eficazmente a condensação.

Outro aspecto também importante é o tipo de configuração da tenda, existindo várias configurações em cada uma das gamas acima referidas.

As principais são:

                      

- Tendas pop-up: são de montagem automática, bastando abrir para assumir a sua posição final. São muito rápidas a montar (em questão de segundos). A desmontagem não é complicada e pode-se fazer rapidamente, mas exige algum treino para ser efectivamente rápida.

                      

- Tendas Túnel: são tendas com polos paralelos e em formato arqueado. Tradicionalmente são de montagem mais simples. No entanto são tendas mais sensíveis a ventos fortes, sendo que algumas marcas adicionam características proprietárias nos seus modelos para ajudar a estabilizar mais as tendas.

                      

- Tendas Dome: tendas com polos cruzados. Normalmente mais estáveis que as tendas túnel já que praticamente se seguram de pé depois de colocados os polos.

                      

- Tendas Tipi / Canadianas: tendas baseadas num eixo central (tipi) ou mais do que um (canadianas). Estes eixos são normalmente de alumínio. A grande vantagem destes modelos são a sua capacidade de acomodar facilmente grupos maiores de pessoas.



O último aspecto importante nesta abordagem diz respeito ao próprio sistema de montagem da tenda: hoje em dia assistimos a um crescimento muito grande das tendas com polos pré-montados - em que basta encaixar os polos para a tenda ficar de pé - até tendas insufláveis, que em vez de polos físicos possuem tubos de ar que são facilmente cheios a partir de uma bomba manual ou compressor. Estas tendas têm vindo a baixar progressivamente de preço e encontram-se mais facilmente na gama de Aventura e Familiar.

Além de tudo o referido acima, é necessário ter em conta que cada modelo possui depois o cunho da marca que o concebeu. Assim sendo é possível um grande número de pormenores extra que acrescentam conforto, qualidade e robustez a alguns modelos em detrimento de outros. A escolha da tenda ideal é assim uma questão muito pessoal, não existindo uma resposta simples que satisfaça toda a gente.

Uma última nota importante é que deve sempre procurar ajuda de um especialista e nunca comprar uma tenda apenas a partir de uma imagem num catálogo. No mínimo, e na impossibilidade de ver montada a tenda que deseja, poderá sempre visualizar os vídeos de demonstração produzidos pelas várias marcas. Estes vídeos, por norma, permitem atestar pormenores importantes para que não seja mais tarde surpreendido, como o tamanho da tenda, a sua altura, características mais relevantes, etc.

Na dúvida, consulte sempre um especialista!